Ricardo Seiça Salgado

Grau académico: Doutoramento
Categoria: Integrados
Polo institucional: UC
Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura
Linha temática: NAVA
Interesses de pesquisa: Antropologia | Performance | Política
Contextos de pesquisa: Portugal
Contacto: ricardoseica@gmail.com
Mais informação: link

Nota biográfica

Antropólogo e performer de formação é investigador integrado e contratado no CRIA. Tem treino na combinação entre metodologias artísticas e a investigação etnográfica, nomeadamente o etnoteatro como investigação-ação e pedagogia radical para fazer mundo. Nos diferentes contextos em que trabalhou, explora as políticas da resistência marginais e os processos alternativos de (re)invenção do comum em diálogo com os estudos de performance e a mecânica do jogo dramático. Desenvolveu um projeto de pós-doutoramento em Antropologia no CRIA/UMinho com bolsa da FCT (2016–18). Doutorado em Antropologia da Educação (2012) no ISCTE-IUL (investigador visitante em Performance Studies na Tisch School of New York; bolseiro da FCT e da FCG). Professor convidado na ESTAL, curso de Artes Performativas (2007–2010). É cofundador do baldio – Estudos de Performance, e diretor artístico do projeto BUH! – Associação Cultural. Fez um filme documentário sobre um grupo de teatro experimental estudantil, o CITAC. Como performer explora agora a performance a solo, destacando ainda colaborações com Clarinda Mac Low, Nao Bustamante, Akademia Ruchu, e a formação avançada no método Suzuki e treino Viewpoints (SITI Company, NY), ou o curso: Persona: Performing Yourself (Jibz Cameron, NY).

Publicações
AutorID_filtro_tablepressAnoTipoPublicação
Ricardo Seiça Salgadopub162*2011CapítuloSALGADO, Ricardo Seiça, 2011, "A Vida Nua e a Carne Humana [Quem Quer Comprar?]", in Pedro Medeiros, Mercadoria Humana [Encomenda Postal], Coimbra, Pedro Medeiros e projecto BUH!.
Ricardo Seiça Salgadopub162*2013ArtigoSALGADO, Ricardo Seiça, 2013, "Etnoteatro como performance da etnografia: estudo de caso num grupo de teatro universitário", Cadernos de Arte e Antropologia, 2 (1): 31-52, ISSN: 2238-0361.link
Ricardo Seiça Salgadopub162*2013ArtigoSALGADO, Ricardo Seiça, 2013, "O habitat de significado do não-lugar como espaço político e performativo concreto", Sociedade e Cultura, 16 (1): 37-46, ISSN: 1415-8566, E-ISSN: 1980-8194.link
Ricardo Seiça Salgadopub162*2013CapítuloSALGADO, Ricardo Seiça, 2013, "Posfácio: No Performance´s Land? Crônicas de um evento", in Paulo Raposo, et al. (orgs.), A Terra do Não Lugar: Diálogos entre Antropologia e Performance, Florianópolis, Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), pp. 357-366, ISBN: 978-85-328-0659-8.
Ricardo Seiça Salgadopub162*2014CapítuloSALGADO, Ricardo Seiça, 2014, "A política do jogo dramático: marginalidade descentrada como resistência criativa (estudo de caso de um grupo de teatro universitário)", in Paula Godinho (org.), Antropologia e Performance: Agir, Atuar, Exibir, Castro Verde, 100 Luz, pp. 77-97, ISBN: 978-989-8448-26-2.
Ricardo Seiça Salgadopub162*2014ArtigoSALGADO, Ricardo Seiça, 2014, "The politics of the dramatic play: de-centered marginality as creative resistance", Mantichora, 4: 11-22.link
Ricardo Seiça Salgadopub162*2015ArtigoSALGADO, Ricardo Seiça, 2015, "A performance da etnografia como método da antropologia", Antropológicas, 13: 26-38.link
Ricardo Seiça Salgadopub162*2016CapítuloSALGADO, Ricardo Seiça, 2016, "A persona do antropólogo na etnografia como ação: o jogo dos papéis, do registo e as metodologias teatrais", in Humberto Martins, Paulo Mendes (orgs.), Trabalho de Campo: Envolvimento e Experiências em Antropologia, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, pp. 201-220, ISBN: 978-972-671-374-6.
Ricardo Seiça Salgadopub162*2016CapítuloSALGADO, Ricardo Seiça, 2016, "Resistência como marginalidade descentrada e o filme etnográfico como escrita performativa entre o arquivo e o repertório (sobre o filme Estado de Excepção: CITAC, um projecto etno-histórico (1956-1978)", in Denize Correa Araujo, Eduardo Victorio Morettin, Vitor Reia-Baptista (orgs.), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais, Faro, CIAC/Universidade do Algarve, pp. 601-627, ISBN: 978-989-8859-01-3.
Ricardo Seiça Salgadopub162*2017Comunicação em atasSALGADO, Ricardo Seiça, 2017, "La marginalidad descentrada como resistencia creativa (el paso por Portugal de Víctor García y Juan Carlos Uviedo)", in Leandro Tartaglia et al. (orgs.), BP.15 - Primera Bienal de Performance: Área Académica, Buenos Aires, Universidad Nacional de Las Artes, pp. 220-241, ISBN: 978-987-3946-10-3.link
Ricardo Seiça Salgadopub162*2012CapítuloSALGADO, Ricardo Seiça; VIEIRA, Ana Bigotte, 2012, "Uma tarde com Richard Schechner: os anos sessenta, a palavra performance, e o nascimento dos Performance Studies", in Zeca Ligiéro (ed.), Performance e Antropologia de Richard Schechner, Rio de Janeiro, Mauad, 21-45, ISBN 9788574784052.
Ricardo Seiça Salgadopub162*2015CapítuloSALGADO, Ricardo Seiça; VIEIRA, Ana Bigotte, 2015, "The 1960s, TDR, and performance studies: from a 2009 interview by Ana Bigotte Vieira and Ricardo Seiça Salgado, revised in 2014 by Richard Schechner", in Richard Schechner, Performed Imaginaries, Nova Iorque e Abingdon, Routledge, pp. 32-56, ISBN-13: 978-1138788695.link
Ricardo Seiça Salgadopub162*2017Comunicação em atasSAMPAIO, Sofia (com H. Martins; R. Schefer; R. S. Salgado), 2017, "On making choices: some thoughts on na ethnographic film screening", in T. V. Rabanaque, M. J. G. Hernandorena, T. V. Estevan (orgs.), Antropologías en Transformación: Sentidos, Compromisos y Utopias (Actas del XIV Congreso de Antropología de la FAAEE), Valencia, Universitat de Valencia, pp. 151-164, ISBN 978-84-9133-093-6.link
Projetos

IDInvestigadorFunçãoProjTítuloTipo de projetoEstado+
pub162*Ricardo Seiça SalgadoBolseiroproj154*Formas de resistência e marginalidade nas prisões: a construção de mundos possíveis no limiar da exclusãoPós-doutoramentoEm curso+