O poder do ensino da dança. Danças sociais latinas e a promoção da igualdade de género em Portugal

Investigador responsável: Ana Fonseca Figueiredo
Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura
Tipo de projeto: Doutoramento
Estado: Em curso
Palavras-chave: Danças sociais latinas | Igualdade de género | Políticas da cultura


Instituição principal: CRIA
Instituições participantes: n.a.
Financiamento: FCT
Referência:
Data de início: 01-03-18

Mais informação:

Resumo

As danças sociais a pares das culturas ocidentais são, salvo algumas exceções, heteronormativas, conferindo papéis de género nas danças consistentes com os estereótipos de género e sexo, atribuindo a liderança ao masculino e o seguir ao feminino. Embora já existam práticas de ensino inclusivas, estas ainda não são frequentemente usadas, contribuindo para a manutenção das assimetrias de poder. O objetivo deste projeto é analisar o contributo do ensino das danças sociais latinas em adultos para a igualdade de género em Portugal, através de três parâmetros: utilização de instruções e vocabulário inclusivo, livre escolha de papéis na dança, e grau de consciência social da comunidade (alunos e professores). Os resultados obtidos servirão de base para a construção e aplicação de um plano de comunicação institucional dirigida à comunidade e ao público em geral, visando a sensibilização, para além do desenvolvimento do conhecimento científico e preenchimento do vazio crítico neste campo.

Investigadores do CRIA

IDNomeFunçãoProjTítuloTipo de projetoEstado
pub605*Ana Fonseca FigueiredoInvestigador Responsávelproj362*O poder do ensino da dança. Danças sociais latinas e a promoção da igualdade de género em PortugalDoutoramentoEm curso
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