Nota de luto, solidariedade e indignação

CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia, manifesta a sua solidariedade para com os colegas pesquisadores, professores, funcionários e alunos do Museu Nacional do Rio de Janeiro que, na noite de domingo, foi consumido por um incêndio que destruiu o relevante acervo histórico e científico daquele país e do mundo.
Esta tragédia representa uma enorme perda patrimonial e cientifica com implicações ainda difíceis de prever na pesquisa, no ensino e no desenvolvimento do conhecimento em muitas áreas cientificas no Brasil. Ao luto e à solidariedade junta-se, por isso, a nossa indignação pela falta de apoio à cultura e à ciência que se vive no Brasil, que permitiu que se reduzisse a cinzas um património insubstituível.
Em particular, expressamos a nossa solidariedade para com os colegas antropólogos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/MN-UFRJ) com quem temos tido o privilégio de colaborar ao longo das últimas décadas. Manifestamos ainda a nossa disponibilidade empenhada para contribuir para formas de recuperação das vossas atividades e acervos
.