Mestrados

Mestrado em Antropologia: Culturas Visuais

Instituições: NOVA FCSH, CRIA/NOVA FCSH

O Mestrado em Antropologia: Culturas Visuais privilegia duas grandes áreas. A primeira relaciona-se com o uso de material visual na pesquisa, apresentação e circulação do conhecimento antropológico. Incide sobre o desenvolvimento e os aspetos práticos e metodológicos do filme etnográfico, do documentarismo encarado como género cinematográfico, e sobre a fotografia e suas estratégias. Os alunos poderão desenvolver este aspeto num atelier prático. A segunda trata do estudo dos sistemas visuais e da cultura visível, ou seja, da produção de conhecimento antropológico e social a partir da análise de imagens produzidas por outros. Partindo da natureza construída das representações visuais, este mestrado faz uma atualização das relações da antropologia com a imagem, abrindo uma nova agenda de interesses, debates e pesquisas em torno das culturas visuais da contemporaneidade.

Os principais objetivos do Mestrado em Antropologia: Culturas Visuais são:

  • a aquisição de competências que permitam compreender as teorias e as práticas da produção e consumo de imagens,
  • a aquisição da capacidade de compreensão dos métodos de pesquisa antropológica que permita a apreciação crítica da produção visual objetificada em diversos contextos históricos e socioculturais,
  • o desenvolvimento de ferramentas críticas e práticas de análise das representações visuais, pesquisando formas visuais de apresentação de resultados em territórios como o do documentário, filme etnográfico, ensaio fotográfico, museologia, etc.

Para mais informações:

> NOVA FCSH

Mestrado em Antropologia: Natureza e Conservação

Instituições: NOVA FCSH, CRIA/NOVA FCSH

O mestrado em Antropologia: Natureza e Conservação pretende acentuar as dimensões culturais e sociais relativas à conservação da natureza, conciliando um tratamento teórico do tema com o estudo de diferentes contextos etnográficos e diferentes problemáticas ambientais. Enfatiza os seguintes aspetos:

  • a compreensão da problemática da natureza e da biodiversidade na perspetiva da antropologia, nomeadamente das dimensões culturais, políticas e económicas das dinâmicas ambientalistas e de conservação da natureza,
  • a análise e interpretação dos impactos dos projetos de preservação da natureza nos contextos sociais locais,
  • as competências teóricas e metodológicas que permitem a condução e/ou monitorização, ética e cientificamente fundamentada, de programas de preservação da natureza, especificamente os aplicados aos primatas não-humanos.

Numa abordagem inovadora no panorama académico português e em ligação com a investigação conduzida por docentes do Departamento de Antropologia e por oradores convidados, pretende-se a constituição de massa crítica no domínio da conservação da natureza em território nacional ou estrangeiro, em particular nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

Para mais informações:

> NOVA FCSH

Unidades curriculares oferecidas em cursos de mestrado

Antropologia da Alimentação
Opção livre aberta a todos os cursos de mestrado (NOVA FCSH)

Opção livre aberta a todos os cursos de mestrado (NOVA FCSH)