Mariela F. da Silveira

Grau académico: Mestrado
Categoria: Colaboradores
Polo institucional: ISCTE-IUL
Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura
Linha temática:
Interesses de pesquisa: Património cultural | Identidade | Turismo
Contextos de pesquisa: Brasil | Portugal
Contacto: mariela.silveira@outlook.com
Mais informação: link

Nota biográfica

Doutoranda em Antropologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em cotutela com o PPGAS – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Trabalhou como consultora em antropologia na Superintendência do IPHAN/SC – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no âmbito do projeto “Difusão da Política do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil”, desenvolvido pela UNESCO. Coordenou trabalho de campo no projeto “Receitas da Imigração: Língua e Memória na Preservação da Arte Culinária”, executado pelo IPOL com recursos do PNPI – Programa Nacional do Patrimônio Imaterial/IPHAN/ MinC. Recentemente coordenou o Projeto “Línguas de imigração como patrimônio: (re)conhecendo a diversidade linguística na herança culinária”, executado pelo IPOL com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Publicações
AutorID_filtro_tablepressAnoTipoPublicação
Mariela F. da Silveirapub534*2017CapítuloSILVA, Leo; SILVEIRA, Mariela Felisbino da, 2017, "O projeto político-pedagógico e a pobreza: as correntes filosófico-políticas no currículo escolar", in Adir Valdemar Garcia, Danielle Torri, Roseli Zen Cerny, Silvia Maria de Oliveira (orgs.), Formação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Florianópolis, Centro de Ciências da Educação, vol. 6, pp. 107-148, ISBN: 9788594570185.
Projetos

IDInvestigadorFunçãoProjTítuloTipo de projetoEstado+
pub534*Mariela F. da SilveiraInvestigadorproj336*Processos identitários e património cultural: a contrução do imaginário açoriano descendente na Ilha de Santa CatarinaDoutoramentoEm curso+