Maria de Jesus Espada

Grau académico: Doutoramento
Categoria: Colaboradores
Polo institucional: ISCTE-IUL
Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura
Linha temática:
Interesses de pesquisa: Comunidades lusodescendentes | Sudeste asiático | Identidade
Contextos de pesquisa: Sudeste Asiático
Contacto: mariajesusespada@yahoo.ca
Mais informação: link

Nota biográfica

Licenciada em Relações Internacionais (1996) e mestre em Relações Interculturais (2005), beneficiando de bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, é doutora em História pela Universidade Aberta, tendo sido bolseira de doutoramento da Fundação Oriente entre outubro de 2007 e setembro de 2009. Foi quadro do Instituto Português do Oriente (IPOR), sendo atualmente funcionária da Embaixada de Portugal em Pequim. Especializou-se no tema das comunidades lusodescendentes do Sudeste asiático, em particular as de Malaca, Tugu (Indonésia) e Singapura, sendo autora de livro e artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Publicações
AutorID_filtro_tablepressAnoTipoPublicação
Maria de Jesus Espadapub112*2011ArtigoESPADA, Maria de Jesus, 2011, "Religiosos portugueses e franceses na Singapura do século XIX: Notícias de desentendimentos na correspondência diplomática portuguesa", Blogue de História Lusófona (Lisboa, IICT), Ano VI, Setembro: 281-308.
Maria de Jesus Espadapub112*2013Comunicação em atasESPADA, Maria de Jesus, 2013, "De Nasrani a Portugis: Quikos, Andries e Michiels na comunidade lusodescendente de Tugu (Indonésia)", in Manuel Lobato, Maria de Deus Manso (orgs.), Mestiçagens e Identidades Intercontinentais nos Espaços Lusófonos, Braga, Núcleo de Investigação em Ciências Políticas e Relações Internacionais, pp. 163-175, ISBN 978-989-8550-14-9.
Projetos

IDInvestigadorFunçãoProjTítuloTipo de projetoEstado+