Laboratório de Antropologia Ambiental e Ecologia Comportamental (LAE)

Responsável pelo laboratório: Amélia Frazão Moreira

Localização: Edifício ID, NOVA FCSH, Av. Berna, 26, 1069-061 Lisboa


O Laboratório de Antropologia ambiental e Ecologia comportamental (LAE) foi criado em 2015 e resultou da necessidade de depositar, identificar e analisar material recolhido no âmbito de projetos realizados por investigadores do grupo de investigação Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia.

Os objetivos do LAE residem essencialmente em duas vertentes:

  1. Tratamento, preservação e estudo de espécimes biológicos recolhidos no âmbito de processos de investigação que constituam coleções de referência para futuras pesquisas. O acervo inicial do laboratório constituiu-se com um herbário e uma coleção de sementes, num total de cerca de 300 espécimes botânicos.
  2. Análise comportamental de espécies não-humanas, com especial enfoque nos primatas não-humanos, através do tratamento e preservação de imagens resultantes de recolhas em contextos selvagens.

O LAE constitui-se como um lugar de pesquisa centrada nas diferentes coleções e bases de dados, mas igualmente de formação avançada e treino de estudantes de licenciatura e de mestrado que aqui realizam tarefas de iniciação à investigação, bem como de estudantes de doutoramento que têm no LAE o seu universo de acolhimento.