Formações

​Curso “Living in a Different Culture”
Curso de integração de refugiados “Living in a Different Culture”
9 de janeiro de 2017 – 9 de fevereiro de 2017
Instituições: CRIA, CML, ISCTE-IUL
Localização: Edifício ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa


O primeiro curso organizado pelo CRIA, para e com refugiados, “Living in a Different Culture”, tem como objectivo prioritário facilitar a inserção dos refugiados na sociedade e cultura portuguesa. Os diferentes blocos temáticos serão assegurados por investigadores do CRIA e docentes do Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL, e procura simultaneamente criar um espaço de partilha de conhecimentos e experiências de vida.

O curso teve início no dia 9 de Janeiro e a turma é constituída por vinte e dois pessoas, de origem Síria, Iraque e Eritreia, encaminhados pela Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro dos Direitos Sociais. Este projecto, da responsabilidade do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e do ISCTE-IUL (Reitoria, Departamento de Antropologia, Escola de Ciências Sociais e Humanas e Laboratório de Competências Transversais – responsável pelas aulas de português).

Formalmente, o curso resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro dos Direitos Sociais -, o CRIA e ISCTE-IUL, entidade que irá reconhecer as competências académicas dos alunos que, na origem,  já possuem cursos superiores ou que os queiram concluir​ nesta instituição de ensino superior.

O curso tem a duração de 1 mês e funciona no ISCTE-IUL de 2ª a 5ª, das 14h às 18h e é gratuito para os refugiados. Todos os professores colaboram numa base voluntária.​