Explorando as práticas turísticas e cinematográficas através do filme de não-ficção português: do filme de viagem ao filme turístico (1910-1980)

Investigador responsável: Sofia Sampaio
Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura
Tipo de projeto: Investigador contratado
Estado: Em curso
Palavras-chave: Cinema | Turismo | Portugal | Práticas | Não-ficção


Instituição principal: CRIA
Instituições participantes: n.a.
Financiamento: FCT
Referência: IF/00313/2013
Data de início: 01-01-14

Mais informação: link

Resumo

O projecto explora as práticas turísticas e cinematográficas através do filme de não-ficção português. O nosso ponto de partida é uma colecção de filmes da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema que tem sido sistematicamente negligenciada, em virtude da supremacia da ficção na historiografia do cinema português e do desinteresse das ciências sociais, em geral, pelos arquivos audiovisuais. Esta vasta e heterogénea colecção inclui todos os tipos de filmes de viagem e de encomenda, amadores, semi-amadores e profissionais. As duas perguntas principais que nos guiam são: o que é que os filmes de viagem do início do século e os filmes turísticos, mais tardios, nos podem ensinar sobre o desenvolvimento das práticas turísticas em Portugal entre os primeiros anos do cinema e os finais da década de 1970? Que papel desempenharam as práticas cinematográficas neste processo? Adoptando um entendimento de cinema como prática social, o projecto não descura as especificidades do objecto fílmico, que não pode ser simplesmente subordinado a outras esferas sociais (nomeadamente, o turismo).

Investigadores do CRIA

IDNomeFunçãoProjTítuloTipo de projetoEstado
pub151*Sofia SampaioInvestigadorproj168*Explorando as práticas turísticas e cinematográficas através do filme de não-ficção português: do filme de viagem ao filme turístico (1910-1980)Investigador contratadoEm curso
Outros investigadores

InvestigadorFunçãoInstituiçãoProjOutrosTitulo_PT