encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

A carregar Eventos

« Todas as iniciativas

  • Este evento já decorreu.

“Privação de liberdade, privação de dignidade”. Reflexões sobre a violência em contexto prisional (Catarina Frois)

24/10/2016, 18:00 - 20:00

“Privação de liberdade, privação de dignidade”. Reflexões sobre a violência em contexto prisional

Catarina Frois

24 de outubro de 2016, 18h-20h, Auditório Afonso de Barros, Ala Autónoma, ISCTE-IUL


O seminário será difundido em streaming > link


Resumo

Diretamente relacionada com a vivência da segurança na prisão, está a questão da violência física e simbólica que os reclusos experienciam no seu quotidiano. Esta violência traduz-se numa gestão diária do confronto, na gestão da informação que revelam sobre si próprios ( ou a que os outros têm acesso, e na perceção contínua que têm da sua própria fragilidade em virtude do crime que cometeram e pelo qual foram condenados.

Partindo de narrativas de reclusos masculinos atualmente encarcerados em prisões centrais em Portugal, neste seminário problematizo as múltiplas expressões que a violência assume neste contexto e que põem em evidência práticas de discriminação, estereótipo e condenação. A análise da multiplicidade de significados e vivências da violência em contexto prisional permite-nos observar aquela que é uma das mais importantes fragilidades do sistema penitenciário enquanto lugar onde se proclamam – política e ideologicamente – a reabilitação, reinserção, a mudança dos comportamentos do sujeito infractor que se confina.

Nota bibliográfica

Catarina Frois, doutorada em Antropologia, é Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL e Investigadora Sénior do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Investigadora FCT desde 2013, tem vindo a especializar-se em políticas de segurança, vigilância, privacidade e, mais recentemente, o contexto prisional português. Autora de vários livros e artigos nacionais e internacionais, das suas publicações destacam-se a colectânea The Anthropology of Security (com Mark Maguire e Nils Zurawski, Pluto Press) e Peripheral Vision. Politics, Technology and Surveillance (Berghan).


frois-cartaz_1

Detalhes

Data:
24/10/2016
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Organização

CRIA

Local

ISCTE-IUL
Av. das Forças Armadas 376
Lisboa, 1600-077 Portugal
+ Mapa do Google