encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

A carregar Eventos

« Todas as iniciativas

  • Este evento já decorreu.

“Objectos sensíveis, objectos selvagens” (com Ana Mira e Sónia Baptista)

05/02/2016, 21:00

Seminários Nómadas de Estudos de Performance

“Objectos sensíveis, objectos selvagens”
com Ana Mira e Sónia Baptista

5 de fevereiro, 21h | Escola das gaivotas, Rua das Gaivotas nº 6, Lisboa


Resumo

“Um dia, no quarto, ao olhar uma toalha em cima da cadeira tive vivamente a impressão de que, além de estarem sós, os objectos tinham um peso – melhor, uma ausência de peso – que os impedia de assentar sobre os outros. A toalha estava só, de tal modo só que eu tive a sensação de poder pegar na cadeira sem a toalha se mexer do sítio. Tinha o seu lugar próprio, o seu peso, e até um silêncio próprio. O mundo era leve, leve…”
Jean Genet, “O estúdio de Alberto Giacometti”, 1999

O quarto Seminário Nómada de Estudos em Performance realiza-se desta vez com o acolhimento da plataforma baldio⎢Estudos de Performance sediada na Escola das Gaivotas, onde esta edição tem lugar na sala de teatro da escola das gaivotas, na sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, às 21h.

Como convidadas contamos com duas coreógrafas, performers e investigadoras cujo trabalho se tem centrado na relação entre o corpo, a performance e a escrita. Ambas com formação em dança contemporânea e humanidades, Ana Mira (Dança e Filosofia) e Sónia Baptista (Dança e Literatura) têm vindo a ensaiar a escuta do corpo e a sua tradução na performance de dança e na escrita.

Trata-se então, e a cada vez, tal como neste Seminário Nómada, de inquirir a reminiscência da linguagem no corpo e o assombro do corpo na linguagem escrita (ou falada); compondo com isso, na performance artística, uma espécie de autobiografia em séries de dissolução e cristalização fluída no tempo. Numa geografia dos afectos, os seus objectos sensíveis invocam a voz dos animais, o silêncio dos objectos, o sensível dos documentos, a estética oriental, o vazio e a presença dos volumes que o gesto dançado contorna e incorpora.


12472409_179259602434758_7180167200344002416_n

Detalhes

Data:
05/02/2016
Hora:
21:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:

Organização

SNEP
CRIA

Local

Escola das Gaivotas
Rua das Gaivotas nº 6
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google