encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

A carregar Eventos

« Todas as iniciativas

  • Este evento já decorreu.

Nómadas no Baldio – Um Jantar de Sensibilidade Performativa

01/07/2016, 21:00

Nómadas no Baldio

Um Jantar de Sensibilidade Performativa

1 de julho, 21h | Pátio das Gaivotas, Lisboa


No dia 1 de Julho o SNEP – Seminários Nómadas Estudos da Performance irá realizará um jantar “sensibilidade performatita” para marcar o fecho da sua primeira temporada de actividade. O jantar será preparado pelos chefs Rø Rogério Nuno Costa e @Nuno Carrusca e decorrerá no Pátio das Gaivotas em Lisboa a partir das 21h.

O evento reflecte a dimensão nómada e colectiva que o grupo foi imprimindo às suas intervenções e associasse por isso a uma rede de outras estruturas parceiras no pensamento em torno dos estudos e práticas performativas. Assim o programa do jantar inclui ainda:

_Abertura dos trabalhos da Escola de Verão AND #1 Entre-Modos de Fazer, de 1 a 16 de Julho, com Ana Dinger, Ana Mira, Fernanda Eugenio, Francisco Gaspar, Gustavo Ciríaco, Mariana Ferreira, Sílvia Pinto Coelho, Soraya Jorge
_Lançamento do curso TOMAR POSIÇÃO | O Político e o Lugar Curso Experimental em Estudos de Performance, Set/Dez 2016, com Ana Bigotte Vieira , Ana Mira, Ana Riscado, Joana Braga, Fernanda Eugenio, Paula Caspão, Ricardo Seiça Salgado e convidados

Numa atmosfera de encontro, o jantar inclui o lançamento do Tomar Posição | O Político e o Lugar: Curso Experimental em Estudos de Performance com o baldio | estudos de performance; o início da Escola de Verão And 2016 #1: Entre modos de fazer com o And Lab; e o fecho e benefit da primeira edição do Seminário Nómada em Estudos de Performance. Nas palavras de Chefe Ró: “Este Jantar, ao afirmar-se mais pela relação que pela função, irá servir comida; é esse o seu “conceito”. Consequentemente, aos comensais é pedido que comam, apenas. Sem aditivos teóricos nem filtros do Instagram. No limite, e a falar-se sobre alguma coisa (mesmo que à boca cheia), será sempre sobre comida, ou então sobre o ato de comer. Tautologia transformada em autofagia filtrada em efemeridade… Regressar à comida implica, onto-tecnologicamente, regressar ao regime do itinerante, ao movimento recoletor, ao prazer do encontro com o exótico, à relação com o outro na partilha do sensível, ao reconhecimento da impossibilidade de cisão entre natural e artificial (é tudo natural, porque existe!), à superioridade do gosto (o sentido, não o critério!), ao desejo… Porque cada vez mais comemos aquilo que somos (e não a falácia do seu contrário), proponho então uma nova dieta — paradigma performativo e corporal — para o século XXI: comer comida e falar sobre ela.”


nomadas_baldio_jantar

Detalhes

Data:
01/07/2016
Hora:
21:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, ,

Organização

CRIA
SNEP
AND LAB
BALDIO

Local

Polo Cultural Gaivotas – Boavista
Rua das Gaivotas, 8
Lisboa, 1200-202 Portugal
+ Mapa do Google