encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

Carregar Eventos

« Todas as iniciativas

Exibição do filme “Swagatam” (Catarina Alves Costa) e apresentação do livro “Coentros e Gram Masala” (Bina Achoca e Rita Cachado)

25 Março, 15:00

Exibição do filme Swagatam de Catarina Alves Costa com comentários da realizadora e apresentação do livro Coentros e Gram Masala de Bina Achoca e Rita Cachado.

25 de março de 2017
Espaço Lx Jovem, Bairro do Armador, Chelas, Lisboa

Organização: CRIA e Núcleo de Apoio à Juventude, Divisão para a Coesão eJuventude (Departamento de Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa).

[integrado na Semana da Juventude 2017, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com várias instituições, entre as quais o CRIA]

Programa:

15h – Exibição do filme Swagatam de Catarina Alves Costa
16h – Comentários da realizadora Catarina Alves Costa
16h30 – Apresentação do livro Coentros e Garam Masala por Rita Cachado e Bina Achoca
17h – Lanche


Filme – sinopse:

Swagatam (Bem-Vindos) de Catarina Alves Costa (1998, 52′)

Lisboa acolhe a segunda maior comunidade de hindus da Europa. A família Carsane, originária de Diu, com passagem por Moçambique, vive desde há alguns anos em Lisboa. O filme acompanha o seu quotidiano mostrando contrastes e diferenças dentro de uma comunidade aparentemente coesa. O filme foi rodado durante um ano, acompanhando os rituais hindus celebrados quer no templo, quer no bairro onde habita esta família.

 


Livro – resumo:

Coentros e Gram Masala de Bina Achoca e Rita Cachado (com Prefácio de Clara de Sousa)

Com pratos simples de executar, não há desculpas para hesitar em fazer estas receitas. Vegetarianas e não vegetarianas, as sugestões abarcam um leque de escolhas para todo o ano – das mais quentes e picantes às mais frescas e suaves. A Bina cozinha diariamente para toda a família e, muitas vezes, para amigos que lhe pedem as «melhores chamuças de Lisboa». Nestas páginas juntamos o melhor de uma cozinha indiana caseira com a vontade de partilhar a cultura gujarati. É uma cozinha saborosa, colorida, com sabores familiares e exóticos, feita para a família com muito amor.

«Quase podemos cheirar e provar cada receita a cada página que folheamos. Um livro despretensioso, tal como o sorriso e a entrega da sua autora.»
Clara de Sousa, jornalista, in Prefácio

Detalhes

Data:
25 Março
Hora:
15:00
Evento Categorias:
, ,

Organização

Câmara Municipal de Lisboa
CRIA
Vários organizadores

Local

Espaço Lx Jovem
Av. Vergílio Ferreira 745
Lisboa, 1950-338 Portugal
+ Mapa Google