encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

A carregar Eventos

« Todas as iniciativas

  • Este evento já decorreu.

Colecções Portuguesas de Esqueletos Humanos Identificados: enquadramento ético e legal (Francisca Alves Cardoso)

29/02/2016, 18:00 - 20:00

“Colecções Portuguesas de Esqueletos Humanos Identificados: enquadramento ético e legal”

Francisca Alves Cardoso (CRIA-FCSH/NOVA)

29 de fevereiro, 18h | sala Multiusos 1, piso 0, Ed. ID | FCSH/NOVA


Resumo

Este projecto procurará contribuir para o conhecimento sobre o impacto social das prácticas científicas que utilizam vestígios humanos – construindo Colecções de Esqueletos Humanos Identificados (CEHI) – através de um enquadramento ético e legal das CEHI portuguesas. Em simultâneo, versará sobre temas como o da curadoria e conservação das CEHI: preocupações extensivas à arqueologia humana. Deste modo, as questões de investigação focar-se-ão sobre: a) Qual foi/é o enquadramento ético e legal das CEHI?; b) Qual é a percepção, e opinião, pública sobre o uso pela ciência e pela academia de vestígios humanos exumados de cemitérios modernos? Ao mesmo tempo em que pretende contribuir para o esclarecimento público sobre a forma como são utilizados vestígios humanos por disciplinas tais como a antropologia e a arqueologia – valorizando consequentemente a sua importância para o conhecimento científico –, estabelece uma ponte com a sociedade ao considerar as suas implicações, bem como discute a utilização das CEHI em estudos científicos futuros. Para alcançar estes objectivos será utilizada uma abordagem interdisciplinar e fontes variadas (arquivos documentais, entrevistas semiestruturadas e questionários). Ao longo da investigação para este projecto serão tomadas precauções por forma a levar em consideração as instituições onde as CEHI estão alojadas, bem como para preservar a integridade dessas mesmas CEHI como património de pesquisa e de ensino de referência internacional. Os resultados de maior vulto integrarão um documento de “boas prácticas” sobre as CEHI e um código de ética associado à sua curadoria. Para mais, será esboçada uma proposta legislativa, a ser enviada aos grupos parlamentares portugueses, que regule as CEHI.

Até recentemente, a investigação desenvolvida por pela investigadora (FAC) debruçou-se sobre o uso das CEHI para auferir sobre o comportamento e saúde das populações do passado. Este projecto vem consolidar a maturidade de FAC como investigadora. Será ainda o primeiro projecto deste tipo em Portugal, diametralmente oposto a uma objectificação antropológica e arqueológica dos vestígios humanos utilizados para reconstruir comportamentos e saúde dos humanos no passado, bem como para elaborar perfis biológicos (estimativas sexuais e da idade à morte).


Nota biográfica

Francisca Alves Cardoso (FAC) é investigadora auxiliar do CRIA – Centro de Investigação em Antropologia. Em 2014 ela foi premiada com contracto FCT Investigador para desenvolver o projecto – Moldar Vazios e Construir Pontes: Abordagem ético e social das Colecções Osteológicas Humanas e Identificadas de Portugal (COHI), que visa construir uma ponte entre a ciência e a sociedade sobre a importância das COHI, considerando o seu valor científico, social e cultural, assim como implicações éticas. FAC é também responsável pelo LABOH – Laboratório de Antropologia Biológica e Osteologia Humana, e responsável pelo projecto exploratório do CRIA – BONEMATTERS – que explora a biologia do esqueleto numa perspectiva teórica e prática. O projecto foca a forma como a biologia do esqueleto é empregue para compreender e reconstruir a saúde e riqueza humana no passado, incluindo inferir construções sociais e culturais; e destaca os vários discursos associados com o estudo/uso da biologia do esqueleto e restos humanos esqueletizados na ciência, tecnologia e humanidades e seu impacto na sociedade. FAC incentiva um debate construtivo sobre os métodos utilizados na medição e interpretação de biologia do esqueleto, e lesões patológicas, promovendo a utilização de novas tecnologias e abordagens à biologia humana, tanto do passado como do presente, assim como no interface entre seres humanos e ambiente.


francisca-cartaz

Detalhes

Data:
29/02/2016
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Organização

CRIA

Local

NOVA FCSH
Av. Berna
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google