encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

A carregar Eventos

« Todas as iniciativas

  • Este evento já decorreu.

Ciclo de documentários: O Ambiente através de imagens – “Eternal Forest” de Evgenia Emets

21 Fevereiro, 16:00 - 17:00

Ciclo de documentários
O Ambiente através de imagens

“Eternal Forest” de Evgenia Emets
(seguido de debate com a realizadora)

21 fevereiro de 2019, 16h
Auditório 2, Torre B, NOVA FCSH

Organização: DASE/CRIA


Eternal Forest é um projeto de arte de Evgenia Emets, centrado na exploração das relações humanas com as florestas e a natureza, especificamente no contexto das devastadoras monoculturas de Portugal e do desmatamento em curso. A Floresta Eterna abre uma nova dimensão ao diálogo sobre a relação entre a humanidade e as florestas, explorando o nosso relacionamento emocional e espiritual – uma conexão mais profunda que a biodiversidade das florestas representa, um espaço no qual humanos e a natureza podem prosperar.

Como parte da sua residência artística na Raizvanguarda em Góis, Evgenia Emets produziu um filme com entrevistas à comunidade local. O projeto foi feito em Góis, Lousã e Arganil, Portugal, regiões fortemente afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, depois de décadas de práticas florestais insustentáveis e monocultura generalizada do eucalipto. O filme inclui entrevistas a moradores destas localidades, nacionais e estrangeiros, que falam de memórias, histórias e visões da floresta.

A partir de entrevistas realizadas para o documentário Eternal Forest, Evgenia Emets produziu o livro de artista Eternal Forest, com poemas em inglês e português e uma série de obras visuais. A obra, concebida em papel da extinta fábrica de papel de Góis, foi digitada numa máquina sem tinta, com um estampado cego visto apenas em condições especiais de luz, e costurada à mão. Tem um mapa imaginário “sem fronteiras” da localização da “Floresta Eterna”, com caligrafia poética visual.

O objetivo do projeto é abrir uma conversação entre as pessoas. É um convite para repensar e reconsiderar nossa relação fundamental com a floresta. A floresta com toda a sua biodiversidade tem um valor que nem sempre é possível quantificar monetariamente. Como podemos transformar a relação “extractivista” dominante com a floresta e por que é que esse é um passo urgente e necessário? Como podemos reconectar-nos com as nossas florestas e com a natureza?

Link: Trailer Eternal Forest


Detalhes

Data:
21 Fevereiro
Hora:
16:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,

Organização

DASE/CRIA

Local

NOVA FCSH
Av. Berna
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google