encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

A carregar Eventos

« Todas as iniciativas

  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “Remigração e etnicidades e classe: processos de categorização de populações migrantes em Portugal e Inglaterra” (Nuno Dias)

28/11/2016, 17:30 - 19:30

Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias

Apresentação do livro “Remigração e etnicidades e classe: processos de categorização de populações migrantes em Portugal e Inglaterra” de Nuno Dias (ed. Mundos Sociais).
Comentador: Renato Miguel do Carmo (CIES-IUL).

28 de novembro de 2016, 17h30-19h30
Livraria “Tigre de Papel”,  Rua de Arroios, nº 25 Lisboa

Organização: CRIA, CIES-IUL, Observatório da Emigração, Rede Migra


Resumo:

Durante e após as independências africanas do século passado a questão da ‘lealdade’ das populações indianas é constituída enquanto controvérsia pública, quer nos contextos coloniais quer nos contextos ex-metropolitanos. As discussões sobre a arquitetura das novas nacionalidades pós-imperiais na Europa reforçaram o estatuto intermédio destas populações, incapaz de ser pacificado politicamente nas pós-colonialidades – europeia e africana. O estrangeiro enquanto lugar social de estigma é inventado, reinventado e abreviado à sua condição de Outro, durante e após o período colonial. Ao tentar compreender e desmontar as trajetórias e as práticas de populações minoritárias e a relação destas com os contextos de receção percebemos a insuficiência de um modelo desenvolvido exclusivamente em torno da ideia de etnicidade. A sua relação com o conceito de classe permitiu identificar a produção de dinâmicas de segmentação social e identitária como parte integrante da industrialização colonial e, portanto,  enquanto processo histórico que se estende até à contemporaneidade. A partir desta combinação metodológica pretende-se discutir a importância do contexto histórico e do conceito de mercadoria para perceber os processos de categorização a que as populações migrantes têm sido sujeitas nos dois últimos séculos.


Biografia do autor:

Nuno Dias  (Dinâmia-CET, ISCTE-IUL), é doutorado em Ciências Sociais pelo ICS-UL (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). É investigador e bolseiro de pós-doutoramento no DINÂMIA’CET-IUL e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Tem pesquisado e publicado nas áreas do mercado de trabalho, migrações laborais, relações de género, discriminação e desigualdades.


Detalhes

Data:
28/11/2016
Hora:
17:30 - 19:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:

Organização

CRIA
CIES-IUL

Local

Livraria “Tigre de Papel”
Rua de Arroios, nº 25
Lisboa, 1150-053 Portugal
+ Mapa do Google