encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

A carregar Eventos

« Todas as iniciativas

  • Este evento já decorreu.

Antropologia linguística e micro-etnografia das profissões de intervenção social: corpus de gravações e métodos colaborativos

12/12/2016, 18:00 - 20:00

Antropologia linguística e micro-etnografia das profissões de intervenção social: corpus de gravações e métodos colaborativos
Michel Binet (GEACC-Clissis, CRIA/FCSH-Nova)

12 de dezembro de 2016, 18h-20h
Multiusos 2, Ed. ID, FCSH/Nova


Resumo

As minhas investigações ancoram-se na antropologia linguística, que promove uma abordagem micro-etnográfica dos seres humanos enquanto sujeitos falantes. A minha apresentação pretende sensibilizar os meus pares pela importância e relevância dos contributos da linguística na formação dos antropólogos, mediante a apresentação de casos concretos, oriundos de estudos de corpora de gravações e de filmagens de situações de trabalho no domínio do Serviço Social.
O valor documental da gravação de um atendimento social, acoplada ao domínio de uma metalinguagem de descrição da fala-em-interação, oriunda da linguística, será discutida, com o apoio de trechos de transcrição.
A elevada granularidade descritiva de tais estudos diretos do trabalho, tornada possível pela recolha de corpora de gravações e pelo recurso a convenções especializadas de transcrição, será destacada e valorizada, à luz de uma argumentação consistindo a defender a centralidade dos comportamentos comunicativos na pesquisa etnográfica.
A parte final da apresentação incidirá sobre as possibilidades renovadas de colaboração entre investigadores e atores, proporcionadas pelos estudos de corpora, de modo a tecer algumas considerações finais de cariz etnometodológico sobre a relevância da antropologia linguística na investigação-ação colaborativa em comunidades profissionais empenhadas em produzir conhecimentos a partir da ação e para a ação interventiva.


Nota biográfica

Licenciado em Sociologia e Mestre em Ciências Sociais (Opção Antropologia social e Etnologia) pela Universidade René Descartes Paris 5 Sorbonne, Michel G. J. Binet é docente do ensino superior em Portugal desde 1996, na área do Serviço Social. Entre 2010 e 2013, Michel Binet integrou como investigador uma Unidade de Investigação da área da Linguística, o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), para elaborar uma tese de doutoramento em Antropologia, com o apoio de uma bolsa de doutoramento da FCT. A tese, que incidiu sobre um corpus de gravações de atendimentos sociais, foi defendida perante um júri interdisciplinar (antropologia – linguística – sociologia). Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP) e Professor Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL), Michel Binet, que prepara uma segunda tese de doutoramento em Serviço Social, no domínio da Handicapologia social, coordena o Grupo de Etnometodologia e Análise Conversacional da Clusividade Social, Grupo de investigação do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS).


Detalhes

Data:
12/12/2016
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Organização

CRIA

Local

NOVA FCSH
Av. Berna
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google