Projeto OpenEdition recebe medalha da inovação do CNRS (França)

Marin Dacos, diretor do Centre pour L’Édition Électronique Ouverte (Cléo), foi distinguido com a medalha da inovação do Centro National de la Recherche Scientifique (CNRS), uma das mais altas distinções desta área em França: https://lejournal.cnrs.fr/

O Cléo desenvolve o portal OpenEdition e, desde 2010, é parceiro do CRIA no âmbito do projeto LusOpenEdition.

LusOpenEdition é uma plataforma lusófona de publicação digital em acesso livre, nos domínios da Literatura, Letras e Ciências Sociais e Humanas, de dimensão internacional e economicamente viável. Concebida como um dispositivo central de divulgação dos resultados da investigação, da cultura e da língua portuguesas, apoia-se nas novas tecnologias, no saber e na experiência do Cléo, assim como na competência científica do CRIA.

O OpenEdition é uma infraestrutura completa de edição eletrónica, ao serviço da comunicação científica em ciências sociais e humanas, que reúne quatro plataformas complementares dedicadas, designadamente: às revistas, com Revues.org; às coleções de livros, com OpenEdition Books; aos blogues científicos, com Hypotheses; e aos anúncios científicos, com Calenda. Estas plataformas recebem 5 milhões de visitas mensais de todo o mundo. OpenEdition dispõe igualmente do programa Freemium, um conjunto de serviços e de formatos para as bibliotecas e respetivos utilizadores.