Novo livro – Donizete Rodrigues

Foi lançado pela Fonte Editorial (São Paulo, BR) o mais recente livro de Donizete Rodrigues, investigador do CRIA:

Donizete Rodrigues, O Evangélico Imigrante: o Pentecostalismo Brasileiro Salvando a América, São Paulo, Fonte Editorial, 2016.


Sobre o autor:

Donizete Rodrigues é professor associado com agregação da Universidade da Beira Interior e investigador integrado do Centro em Rede de Investigação em Antropologia.


Comentários sobre o livro:

“Este livro fornece uma descrição etnográfica detalhada e uma análise antropológica profunda do explosivo crescimento das igrejas pentecostais entre os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, com um foco específico na área metropolitana de New York”. • Maxine Margolis. Professora Emérita de Antropologia da Universidade da Flórida (EUA).

“Este livro, atualizando o trabalho pioneiro de Maxine Margolis, oferece um retrato vívido da forma como os imigrantes brasileiros se apoiam nas suas igrejas evangélicas para navegar nos desafios diários na região metropolitana de New York. Sustentado numa compreensão excepcional das literaturas no campo da antropologia da religião, imigração e globalização, o autor, não só fornece uma etnografia perceptiva das estruturas organizacionais e ritos de passagem de uma igreja pentecostal brasileira, mas, também, faz uma discussão cuidadosa das teologias e concepções religiosas de identidade e comunidade construída e implantada por imigrantes brasileiros. Uma visão particularmente significativa é a forma como esses evangélicos imaginam sua presença nos EUA, como parte de uma ‘missão divina’ para salvar o país de uma profunda crise moral e econômica. Assim, O Evangélico Imigrante é um livro de grande relevância para o atual debate acadêmico sobre religião e imigração”. • Manuel Vásquez. Professor Titular do Departamento de Religião da Universidade da Florida (EUA).

“Como ‘insider-believer’ e, ao mesmo tempo, exímio conhecedor da tradição antropológica e do campo pentecostal da diáspora brasileira, Donizete Rodrigues descortina novas perspectivas sobre a capacidade dos fenômenos religiosos brasileiros de exercerem a ‘missão inversa’, influenciando os países mais ‘avançados’ e demonstrando os fluxos complexos da globalização religiosa contemporânea”. • Paul Freston. Professor Titular em religião. Balsillie School of International Affairs e Wilfrid Laurier University (Canadá) e professor colaborador da Universidade Federal de São Carlos.

“O trabalho de Donizete Rodrigues é muito oportuno, uma vez que a atual crise econômica e política no Brasil está dando os primeiros sinais de que os brasileiros estão voltando a emigrar. Como bem demonstra o autor, as igrejas se constituem em importante rede de apoio, tanto para a saída do país como para a inserção dos brasileiros na América”. • Ana Cristina Braga Martes. Professora Adjunta de Sociologia da Fundação Getúlio Vargas.


Capa:

livro_donizete_rodrigues