New Book – Diana Espírito Santo, Anastasios Panagiotopoulos (eds.)

Diana Espírito Santo e Anastasios Panagiotopoulos (eds.), Beyond Tradition, Beyond Invention: Cosmic Technologies and Creativity in Contemporary Afro-Cuban Religions, Sean Kingston Publishing, ISBN 978-1-907774-37-9.


Abstract

Authors (PT – not available in english)

Diana Espírito Santo estudou psicologia, filosofia e antropologia na London School of Economics, antes de concluir o doutoramento em antropologia social no University College London, em 2009. A sua tese de doutoramento incidiu sobre processos de aprendizagem e a construção do self entre praticantes da mediunidade do espiritismo crioulo cubano. Deste trabalho resultou um livro, “Developing the Dead: Cosmology and Personhood in Cuban Spiritism”, atualmente em fase de revisão editorial. O trabalho recente de investigação de pós-doutoramento, acolhido pelo Instituto de Ciências Sociais entre 2009 e 2012, e pelo CRIA/FCSH-UNL a partir de 2012, analisa a relação entre a cosmologia, a história social e a experiência criativa na prática religiosa afro-brasileira da Umbanda no Rio de Janeiro. Entre os seus interesses teóricos contam-se a antropologia do conhecimento e da adivinhação, a cognição e a aprendizagem, a cultura material e a moralidade, os sonhos e as ontologias do self.

Anastasios Panagiotopoulos nasceu em Atenas, na Grécia, a 5 de Fevereiro de 1979. Licenciou-se em Sociologia na Universidade de Creta, Grécia (1997-2002). Concluiu depois um Mestrado em Antropologia Social (curso de mestrado, 2003-2004), um segundo Mestrado em Antropologia Social (mestrado de investigação, 2005-2006) e o Doutoramento em Antropologia Social na Universidade de Edimburgo, Reino Unido. Desenvolve atualmente a sua investigação no CRIA, através de uma bolsa de pós-doutoramento da FCT.


51o7EXqOfrL._SX313_BO1204203200_