encontros_cientificos Encontros científicos | Scientific meetings fora_academia Fora da academia | Outside the academy

Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

“Os migrantes do Moçambique no Joanesburgo pós-apartheid. Pacificações urbanas, indivíduo e etnicidade” (com Dominique Vidal)

24/02/2016, 18:00 - 20:00

[no translation available]

Seminário interinstitucional CRIA/URMIS (Paris 7)

“Os migrantes do Moçambique no Joanesburgo pós-apartheid. Pacificações urbanas, indivíduo e etnicidade”
com Dominique Vidal (Université Paris-Diderot / URMIS)

24 feverereiro, 18h | sala Multiusos 2, Ed. ID, FCSH/NOVA


Resumo

O fim do apartheid modificou a experiência migratória dos migrantes de Moçambique na África do Sul. Hoje, eles se encontram maciçamente no setor informal das grandes cidades em que se deparam com a criminalidade e a xenofobia, uma situação bem diferente do sistema de migração temporária e circulatória que organizava os fluxos dos homens do sul do Moçambique desde o final do século 19. A partir de uma pesquisa realizada em Maputo e Joanesburgo, veremos o impacto das mudanças políticas na experiência urbana desses migrantes, enfatizando a escolha por estratégias individuais produzidas dentro de uma série de operadores de pacificação.


Nota biográfica

Dominique Vidal é Professor de sociologia na Université Paris Diderot (Paris 7) e pinvestigador na Unité de recherche Migrations et Société (URMIS). Ele fez pesquisas no Brasil e na África austral (África do Sul, Moçambique). Último livro publicado: Migrants du Mozambique dans le Johannesburg de l’après-apartheid. Travail, frontières, altérité, Paris, Karthala-IFAS, 2014.


Cartaz_Dominique-Vidal

Details

Date:
24/02/2016
Time:
18:00 - 20:00
Event Categories:
,
Event Tags:

Organizers

CRIA
URMIS (Paris 7)

Venue

NOVA FCSH
Av. Berna
Lisboa, Portugal
+ Google Map