Encontros científicos | Scientific meetings
Fora da academia | Outside the academy
- This event has passed.
“Kiran. Máscara exuberante de Shiva e provocações pós-coloniais” (Rita Ávila Cachado)
11/10/2017, 18:30
Event Navigation
“Kiran. Máscara exuberante de Shiva e provocações pós-coloniais”
Rita Ávila Cachado (CIES-IUL)
11 de outubro de 2017, 18h30
Fundação Oriente – Museu do Oriente
Ciclo de Conferências “A Índia Visual”
25 Janeiro a 29 Novembro de 2017
Fundação Oriente – Museu do Oriente , 18h30
Entrada livre limitada à capacidade da sala

O ciclo A Índia Visual pretende pensar a cultura visual na Índia como ponto de partida para a reflexão de diversas temáticas: arte, religião, política, consumo, género, publicidade, media, entre outras.
As sessões desdobram-se em conferências, mesas redondas e mostras de filmes/documentação audiovisual com a presença de investigadores, académicos e outras personalidades ligadas à Índia e às múltiplas dimensões da cultura visual. Desta forma, será possível levantar questões acerca da Índia contemporânea.
Além da abordagem teórica e temática, dar-se-á continuidade à apresentação e análise de objectos pertencentes à Colecção Kwok On, iniciada no ciclo de conferências A ÍNDIA RITUAL realizada no ano anterior.
Uma organização do Museu do Oriente em colaboração com o CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Programa:
25 de janeiro de 2017
1ª Sessão | Sandra Marques (CRIA-IUL)
“A Índia não é Hindu: Património Baul, Baul-Fakirs e a Salvaguarda das Canções Baul”
22 de fevereiro de 2017
2ª Sessão | Inês Ponte (CRIA-IUL)
“Narrar e Pintar em Bengala Ocidental: estórias em pinturas e narrativas sobre uma arte popular”
22 de março de 2017
3ª Sessão | Mónica Esteves Reis (CHAIA-UÉ)
“Diálogos do Sagrado: as máscaras rituais Bhuta do Sul de Karnataka”
19 de abril de 2017
4ª Sessão | Jason Fernandes (CRIA-IUL)
“As Glórias desconhecidas do Imam: O Silêncio, a Ausência e o Islamicate na Índia da Colecção Kwok On“
31 de maio de 2017
5ª sessão | Mesa redonda
“A Índia a várias lentes”
Rosa Maria Perez (Investigadora CRIA-IUL, Professora Associada do Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL)
Nuno Grancho (Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra – III/UC, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – CES/UC)
Nuno Lobito (Fotógrafo)
Moderação de Filipe Reis (Investigador CRIA-IUL, Professor Auxiliar do Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL)
27 de setembro de 2017
6ª sessão | Liliana Cruz
“Posters da Índia na Colecção Kwok On. Apontamentos do projecto da Bolsa de Investigação da Fundação Oriente”
11 de outubro de 2017
7ª Sessão | Rita Ávila Cachado (CIES-IUL)
“Kiran. Máscara exuberante de Shiva e provocações pós-coloniais”
Próximas sessões, temas e datas, a anunciar.
Mais informações > link
