Educação e cultura: a resignificação dos saberes Sateré-Mawé no território indígena

Investigador responsável: Maria Ribeiro
Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura
Tipo de projeto: Doutoramento
Estado: Em curso
Palavras-chave: Sateré-mawé | Território | Cultira | Identidade


Instituição principal: CRIA
Instituições participantes:
Financiamento: n.a.
Referência:
Data de início: 2009

Mais informação:

Resumo

A tese apresenta os resultados da pesquisa realizada com crianças indígenas da etnia Sateré-Mawé, povo do tronco linguístico Tupi, cujas famílias migraram da região do Rio Andirá no município de Maués, interior do Amazonas-Brasil, para o município de Rio Preto da Eva, região metropolitana de Manaus. O objetivo consiste em: analisar a contribuição das práticas educativas no processo de ressignificação da identidade cultural do território de uma comunidade indígena urbana a partir do que pensam as crianças sateré-mawé. O trabalho de campo ocorreu na Comunidade Indígena Beija-flor I e Escola Municipal Alegria de Saber. Trabalhamos a identidade cultural do território registrando as vozes das crianças sateré-mawé, embora suas vozes não encontrem eco na escola pesquisada e suas culturas permaneçam negadas, conquanto gozem da prerrogativa legal de utilizá-las, segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988. Através de observações participantes e narrativas, trabalhamos a transmissão da cultura com foco no território a partir de práticas educativas utilizadas no ambiente escolar e na Comunidade Indígena. Por fim, sublinhamos a ressignificação da identidade cultural do território como processo dinâmico no espaço/tempo de seus moradores, cujas vozes dos sujeitos sociais da pesquisa destacam que a exposição da arte descrita nos totens, símbolos, alegorias místicas e a paisagem que circunda a Trilha do Selvagem, espaço de terra destinado a exposição da cultura material e imaterial, representam a territorialidade que decorre do processo de ressignificação da identidade cultural do território estabelecido em perímetro urbano.

Investigadores do CRIA

IDNomeFunçãoProjTítuloTipo de projetoEstado
pub57*Filipe ReisOrientador/Supervisorproj342*Educação e cultura: a resignificação dos saberes Sateré-Mawé no território indígenaDoutoramentoEm curso
pub515*Maria RibeiroInvestigador Responsávelproj342*Educação e cultura: a resignificação dos saberes Sateré-Mawé no território indígenaDoutoramentoEm curso
Outros investigadores

InvestigadorFunçãoInstituiçãoProjOutrosTitulo_PT