✘ Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado/a – Ref.ª BI _ IF/01063/2014-03

Prazo de candidatura: 15 de abril de 2016

Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do Projeto Exploratório do Contrato de Trabalho IF/01063/2014/CP1233/CT0001 – Fatima, one century after the apparitions: Pilgrimage, gender and lived religion

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, ref.ª BI _ IF/01063/2014-03, no âmbito do financiamento do projeto Exploratório do contrato Investigador FCT – IF/01063/2014/CP1233/CT0001, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Antropologia, com ênfase em antropologia da religião.

Requisitos de admissão: Licenciados em Antropologia, Sociologia ou História. Experiência e competências na área de investigação em arquivos históricos e na redacção de textos científicos; um bom domínio do português e do inglês falado e escrito.

Factores preferenciais:
– Experiência de investigação na área de estudos da religião;
– Experiência na área de investigação em arquivos de história religiosa;
– Conhecimentos sobre religião católica e cultura portuguesa;
– Experiência na edição de textos e organização de eventos;
– Experiência na realização e transcrição de entrevistas;
– Conhecimento do Microsoft Office (ou equivalente), Zotero (ou equivalente) e arquivos digitais;
– Experiência na elaboração e gestão de paginas web.

Plano de trabalhos:

As actividades a desempenhar pelo Bolseiro consistem no apoio à concretização das tarefas científicas previstas no projecto “Fatima, One Century After the Apparitions: Pilgrimage, Gender and Lived Religion”.

– Levantamento e descrição documental de obras existentes, e alimentação da base de dados;
– Pesquisa na internet e trabalho de campo online, participando em mailing lists e chat groups;
– Pesquisa em periódicos e revistas contemporâneas;
– Apoio à organização de eventos no âmbito do projecto e no âmbito do Núcleo de Antropologia da Religião do CRIA;
– Apoio na realização e transcrição de entrevistas;
– Apoio da redação e correção de artigos em português;

– Participação na publicação conjunta de working papers e artigos em revistas científicas nacionais ou internacionais em inglês ou português.

O bolseiro trabalhará em colaboração com a co-coordenadora do NAR, o Núcleo de Antropologia da Religião – Doutora Anna Fedele, e restantes membros da equipa do projeto.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na Biblioteca Nacional, na Biblioteca do Centro de Estudos de História da Religião da Universidade Católica Portuguesa, e no CRIA, sob a orientação científica da Doutora Anna Fedele.

Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor.
www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf

Duração da(s) bolsa(s): 6 meses, renovável até 24 meses.

Data prevista de início da bolsa: Junho de 2016

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 745,00 correspondente à remuneração mensal estipulada na tabela FCT (http// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: Avaliação Curricular; Entrevista aos três candidatos melhor classificados na Avaliação Curricular.

Critérios de selecção:
Na avaliação serão considerados: formação académica 30%; experiência no estudo da religião e de arquivos históricos 40%; carta de motivação 10%; domínio da língua 10%; participação em conferências, com e sem apresentação de trabalhos e publicações (independentemente do formato) 10%; outras actividades associadas com investigação e engajamento do público em geral.

Na entrevista serão considerados: o perfil do candidato; os conhecimentos relativos ao estudo da religião; a capacidade de trabalho em equipa; a autonomia e criatividade.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Doutora Anna Fedele, Vogais: Professor José Mapril, Professora Marina Pignatelli; Vogal suplente: Professora Clara Saraiva.

Formalização de candidaturas: As candidaturas são formalizadas pelo envio de carta de candidatura acompanhada do Curriculum Vitae, fotocópia do certificado de habilitações, fotocópia do documento de identificação e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.

Envio de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas com a seguinte referência BI _ IF/01063/2014-03, por correio electrónico, para: manuela.raminhos@cria.org.pt; cc: fedele.anna@gmail.com

Prazo de Candidatura: o Concurso encontra-se aberto entre 29 de março e 15 de Abril de 2016.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, online na pagina do CRIA e afixados na sede, sendo os candidatos notificados através de email.