✘ Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado/a – Ref.ª IF/00127/2014/CP1233/CT0003

Prazo de candidatura: 6 de fevereiro de 2016 (17h00)

Atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do Financiamento do Projeto de investigação Exploratória (Ref.ª IF/00127/2014/CP1233/CT0003) associado ao Programa Investigador FCT

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, referência IF/00127/2014/LIC no âmbito do financiamento do Projeto de investigação Exploratória, ref. IF/00127/2014/CP1233/CT0003 associado ao Programa Investigador FCT, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Sociais e Humanidades.

Requisitos de admissão: licenciatura em antropologia.

Plano de trabalhos: pretende-se que o bolseiro contribua para o projecto Portuguese Human Identified Skeletal Collections: Shaping their ethical and legal framework, no âmbito do Programa Investigador FCT (ref. IF/00127/2014) e Projeto de investigação Exploratória (ref.ª IF/00127/2014/CP1233/CT0003). As actividades a desenvolver consitem na criação e manutenção dos blogs científicos associados aos projectos; tradução, edição e revisão dos textos a serem publicados nos blogs e/ou em manuscripts a serem submetidos para publicação; apoiar na realização de entrevistas, sua transcrição e tradução; edição de videos resultantes das entrevistas.

O bolseiro trabalhará em estreita colaboração com o responsável dos projectos acima referidos.

Local de Trabalho: CRIA/ FCSH-NOVA, Edifício I&D, Av de Berna, Lisboa.

Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor. (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf)

Duração da(s) bolsa(s): 6 meses, renovável até máximo de 18 meses.

Data prevista de início da bolsa: Março de 2016

Regime de Actividade: a atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.

Orientação Científica: Doutora Francisca Alves Cardoso

Condições Financeiras da Bolsa: a bolsa ascende a € 745,00 correspondente à remuneração mensal estipulada na tabela FCT (http// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Métodos de selecção: a seleção dos/as candidatos/as será feita com base na avaliação curricular. Em caso de candidatos/as com classificações equiparadas serão adicionalmente efetuadas entrevistas presenciais – a data será comunicada aos candidatos via email.

Na avaliação curricular serão considerados:
1) formação académica e experiência na área da antropologia, com conhecimento na área da antropologia biológica especificamente conhecimento na área de escavação e estudo de material osteológico humano;
2) participação em projectos de investigação enquanto assistente de coordenação e responsável pela gestão de conteúdos, elaboração de relatórios, e revisão de textos:
3) experiência na tradução e edição de artigos científicos publicados em revistas nacionais, internacionais e livros:
4) experiência na tradução e/ou edição de artigos, livros ou outros formatos de texto de cariz não científico mas de engajamento publico;
5) experiência na criação e gestão de blogues pessoais ou outros;
6) participação em conferências;
7) organização de conferências, workshops, cursos e afins;
8) proficiente em Português e Inglês, e excelente conhecimento da língua Francesa;
9) será ainda dada preferência a candidatos que tenham experiência de trabalhado em Museus, no contacto directo com o publico ou enquanto auxiliar técnico e cientifico; assim como experiência de consultadoria e/ou relações publicas no âmbito de produção e desenvolvimento de produtos/bens culturais.

Composição do Júri de Seleção: Doutora Francisca Alves Cardoso e Professora Amélia Frazão Moreira, Professora Maria dos Anjos Cardeira da Silva.

Formalização de candidaturas: as candidaturas são formalizadas pelo envio de carta de candidatura, acompanhada do Curriculum vitae; fotocópia do certificado de habilitações; fotocópia do documento de identificação; referências completas dos textos e blogues publicados; e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.

Envio de candidaturas: as candidaturas deverão ser enviadas com a seguinte referência IF/00127/2014/LIC, por correio eletrónico, para: manuela.raminhos@cria.org.pt; cc: francicard@fcsh.unl.pt

Data de Publicitação: 13/01/2016

Data limite de candidatura: até as 17.00 horas de 6/02/2016

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, on-line na pagina do CRIA e afixados na sede, sendo os candidatos notificados através de email.